segunda-feira, 22 de abril de 2013

LAJEADENSE PODE SER VICE CAMPEÃO GAÚCHO.

O título de campeão do Interior rende uma polêmica maior do que o seu valor. A distinção vale apenas um prêmio de R$ 100 mil e não concede vaga em nenhuma competição nacional. Mas os caminhos para alcançá-la são tortuosos.
 
Em tese, o título vai para o clube (excetuando a dupla Gre-Nal) que fizer a maior pontuação na classificação geral — a soma das fases de grupo das Taças Piratini e Taça Farroupilha. Porém, se esse clube conquistar o Gauchão ou for vice-campeão, ficará impedido de levar a taça moral — que passaria para as mãos do próximo colocado.
Hoje, quem ocupa essa posição é o Lajeadense, já eliminado da Taça Farroupilha. Ou seja: em tese, o time de Lajeado é o campeão do Interior. Em tese, pois, na prática, ainda há muita água para rolar. Se o Inter for campeão da Taça Farroupilha, conquistando o Gauchão sem a necessidade da decisão, o Lajeadense será declarado o vice-campeão gaúcho (por ter feito a melhor campanha na classificação geral). Aí, o campeão do Interior seria o São Luiz.
O time de Ijuí, por sinal, vive uma situação curiosa: se eliminar o Grêmio nesta segunda-feira, depois o Juventude e, em uma eventual final com o Inter ou Veranópolis, perder de novo, ficará com os dois vice-campeonatos de turno, mas não com o vice-campeonato gaúcho — este ficará com o Lajeadense.
Se qualquer outro clube, sem ser o Inter, for campeão da Taça Farroupilha, levando a disputa do título do Gauchão para mais dois jogos, aí, sim, o Lajeadense será o campeão do Interior.
Vale salientar que é melhor para um clube ser vice-campeão gaúcho do que campeão do Interior — pelo menos no aspecto técnico. Apesar da premiação ser idêntica (R$ 100 mil para cada), o vice garante vagas na Copa do Brasil e na Série D, enquanto o campeão do Interior fica com um lugar apenas na competição nacional — mas não por ser campeão do Interior, e sim por ter ficado em terceiro no campeonato.
*clicrbs*

Nenhum comentário:

Postar um comentário