sexta-feira, 27 de novembro de 2015

NOVO RANKING DA COMMEBOL.

Os Cabeças de chave da competição serão definidos por meio do ranking, que entre outros critérios leva em conta os campeões dos últimos dez anos. Como o Brasil venceu metade das edições deste período, tem boas chances de ter mais clubes no pote 1 do sorteio do que teria no modelo anterior.
Até a edição deste ano, a Conmebol tinha os cabeças de chave do torneio praticamente estabelecidos: dois brasileiros, o campeão anterior e os campeões nacionais de outros seis países. Esta maneira sempre definia os oito grupos da Libertadores de pelo menos sete nacionalidades diferentes.
Neste modelo antigo, apenas o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil estavam garantidos entre os cabeças de chave - além do campeão da própria Libertadores, se for brasileiro. Agora a escolhaA partir de 2016, os oito cabeças de chave da co da Conmebol se dá a partir do desempenho dos clubes, não mais com base nas nacionalidades.
Além dos títulos recentes, que terão peso idêntico, o ranking avalia quantas participações a equipe teve nos últimos dez anos. Pontuação conquistada e presença em fases agudas da Libertadores também farão a diferença. A lista será publicada antes do dia 22 de dezembro, data do sorteio da fase de grupos da edição 2016 do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário