sábado, 28 de julho de 2012

PRIMEIRO OURO OLIMPICO EM LONDRES.

28/07/2012 - 15h44 -globo.com


A  final foi a luta mais fácil. O difícil, mesmo, foi segurar a ansiedade antes das semifinais, quando, do cantinho da área da competição, viu a número 1 do mundo ser derrotada pela atual campeã olímpica Alina Dumitru. Sarah Menezes disse que, naquele momento, sabia que suas chances de conquistar o ouro nos Jogos Olímpicos de Londres se multiplicavam. Sem Tomoku Fukumi no caminho, a brasileira derrotou na final a romena, ironicamente, algoz da sua algoz. E se tornou a primeira judoca do país a subir no topo do pódio.

O mais difícil foi entrar na semifinal, vendo a japonesa "tomando" (risos). Foi difícil para controlar. Tinha que lutar e estava muito feliz porque sabia que contra a outra garota eu tinha possibilidades reais. A emoção veio tão grande que tive que me controlar e focar na luta - contou a campeã olímpica.

Sarah perdeu as quatro lutas que fez até hoje contra Fukumi. Diante de Dumitru, vitória nos últimos três dos cinco confrontos diretos. Mas, para chegar ao ouro em Londres, ainda teria de vencer a belga Charline Van Snick, pela outra semifinal. E foi aí, com a vaga na final, que ela chorou pela primeira e única vez no dia. Nem no pódio o choro voltou.

- Estava um negócio muito forte. Precisava botar para fora. A Rosi falava: "Calma, você não ganhou nada". Mas acabou que a final foi a luta mais fácil da competição porque a emoção foi saindo luta por luta. Na última, foi como se eu estivesse treinando - disse Sarah, que venceu a atual campeã olímpica com um wazary e um yuko.

Para completar a festa da brasileira, Tomoku Fukumi, além de não chegar à final da categoria, também ficou fora do pódio. A japonesa perdeu a disputa do terceiro lugar para a húngara Eva Csernoviczki, por ippon.

O dia do ouro olímpico foi atípico. Sarah dormiu mais cedo do que o usual, acordou bem, mas, ao chegar no Complexo Excel, viu o nervosismo bater à porta.

- Ontem fiquei tonta de sono à noite. Acordei bem, pesei bem (300g abaixo). Quando cheguei aqui, veio aquela ansiedade e comecei a afastá-la: "Sai daqui, sai daqui". Lutei com uma estratégia contra cada uma. Fui ganhando sem ippons, me arrisquei menos.





)



Nenhum comentário:

Postar um comentário