quarta-feira, 9 de maio de 2012

GUIDO C.HENZ -MONTE CARLO ARGENTINA.

Encontros Culturais
CARLOS CULMEY- MONTECARLO-AR

05.05.2012


Professor Guido Cacildo Henz foi o palestrante
representando Cerro Largo-RS

Os encontros culturais Carlos Culmey, visam resgatar a historia de vidas e ações das colonizações CARLOS CULMEY.

O que importa em tudo isto é saber os nomes dos participantes em cada núcleo das colonizações e suas ações dentro do contexto geográfico físico e humano. Os obstáculos enfrentados bem como a sua superação. Além disso, convém salientar que havia diversas crises neste período. Pois a primeira colonização Culmey, iniciou em SERRO AZUL, hoje Cerro Largo em 1902 e as ultimas foram concluídas na década de 1920, portanto após a primeira Guerra Mundial.

No decorrer dos anos, cada colônia, seu inicio o seu desenvolvimento com mais imigrantes, criando sua estrutura. Pois as medições estavam prontas, de acordo, com os objetivos dos proprietários das respectivas glebas. Convém salientar que SERRO AZUL, e ou agora Cerro Largo, e Santo Cristo eram glebas adquiridas pela sociedade do BAUERVEREIN, para assentamento dos imigrantes e ou seus descendentes. Por isso, todo planejamento em equipe foi para oferecer uma estrutura funcional para os mesmos.

Em outras colonizações os projetos eram de acordo com os interesses dos proprietários das glebas. Carlos Culmey era engenheiro e geólogo, e era o contratado para executar os trabalhos propostos.

Nos encontros culturais Carlos Culmey, busca – se dados sobre a caminhada e desenvolvimento das colônias. A procedência, religiosidade, e outros, afim de formar uma comunidade auto-sustentável. Em todas elas, o Pe. Max Von Lassberg, ajudou inicialmente, e a seguir, para ter um trabalho integrador, o Pe. Amstad, fundador da atual Sicredi, orientou para sistemas cooperativos.

A procura de dados, e para servir de uma valorização dos pioneiros pela sua dedicação á causa, e de modo especial, pensar e desenvolver lideranças humanitárias e criativas para a diversificação.

Cerro Largo, participou mais uma vez deste Encontro Cultural, pois já participa á trinta anos dos Jogos Carlos Culmey.

Busca–se nestes encontros, arte, esporte, indústria, comercio, turismo, cooperativismo, transporte, enfim é o desfilar de tudo o que se passa em toda sociedade.

É reviver o passado, projetando o futuro com ações participativas.

A participação de Cerro Largo, mais uma vez foi com um tema, qual seja o Pe. Max, ou seu nome completo: Pe. Maximiliano Kuno Maria Von Lassberg, que nasceu na Alemanha, em Lippe a 12 de Fevereiro de 1857.

Na apresentação do trabalho, destacou–se a vida e ações do mesmo, nas mais diversas colonizações, suas ações na pastoral, no social, na educação e na cultura. Seu trabalho como provincial jesuíta para o sul do Brasil. Sua atenção para o ecumenismo dentro da pastoral integradora nas colonizações. Sua amizade com Carlos Culmey que era evangélico, o grande loteador das colônias, no RS, SC e Argentina, província de Missiones.

Cerro Largo foi bem recebido neste encontro, deixando sua contribuição para o desenvolvimento integrador cada vez maior destas caminhadas.

A participação foi possível, pelo apoio municipal, através da Secretaria dos Esportes e Educação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário