quarta-feira, 9 de março de 2011

HOJE SAI O CAMPEÃO DO PRIMEIRO TURNO DO GAUCHÃO.

Grêmio x Caxias: em jogo, título do turno e alívio para a Libertadores


Com titulares, Grêmio disputa em casa a final da Taça Piratini nesta quarta

Por Eduardo Cecconi -Porto Alegre-GLOBO.COM

Em 1983, vestindo a camisa 7 tricolor, Renato Gaúcho foi protagonista nas conquistas da Libertadores e do Mundial Interclubes pelo Grêmio. Idolatrado pelos torcedores, ele pode agora escrever mais linhas com seu nome na história gremista erguendo o primeiro troféu como técnico desde seu retorno ao clube do coração, em agosto do ano passado.

Às 21h50m desta quarta-feira, no Estádio Olímpico, o Grêmio decide com o Caxias o título da Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Quem vencer garante vaga na grande final da competição estadual. E, se o vitorioso da noite conquistar também a Taça Farroupilha - o segundo turno, será campeão de forma antecipada do Gauchão 2011.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances dessa partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. Márcio Chagas da Silva é o árbitro, auxiliado por Altemir Hausmann e Júlio Cesar Rodrigues dos Santos.

Grêmio: conquistar a Taça Piratini permitirá ao Grêmio preservar titulares nas partidas da Taça Farroupilha. O título do primeiro turno interfere, portanto, no planejamento do grupo profissional para a competição mais importante do calendário gremista na temporada. Afinal, poupados no segundo turno, os jogadores poderiam concentrar-se na Taça Libertadores.

Caxias: após o rebaixamento do rival Juventude à Série D do Brasileirão, o Caxias tenta reiterar-se como a principal força do interior gaúcho nos enfrentamentos com a dupla Gre-Nal. Vencer a Taça Piratini e garantir vaga na grande final do Campeonato Gaúcho é uma maneira de evitar novo enfrentamento entre Grêmio e Inter pelo título estadual.

Grêmio: Renato Gaúcho não contará com o volante Adilson, com torção no tornozelo esquerdo. Recuperado de dores no joelho direito, Lúcio ainda é dúvida. Em treino na tarde de terça, Fernando participou de atividades entre os titulares.

O Grêmio, provável, tem Victor; Gabriel, Rafael Marques, Rodolfo e Gilson; Fábio Rochemback, Fernando (Lúcio), Carlos Alberto e Douglas; Borges e André Lima.

Caxias: Lisca promete uma formação ofensiva. A base que levou os grenás à decisão deve ser mantida, com ênfase nos atacantes Everton - ex-Inter - e Lima, que passou por clubes como São Paulo e Atlético-PR.

O Caxias deve entrar em campo com André Sangalli; Alisson, Edson Rocha, Neto e Gerley; Marcos Rogério, Itaqui, Edenilson e Balthazar; Everton e Lima.

Grêmio: Rafael Marques voltou ao time titular substituindo Paulão, zagueiro negociado com o chinês Guangzhou. Em sua primeira partida desde o retorno o Grêmio venceu sem sofrer gols - 2 a 0 sobre o León de Huánuco-PER.

Caxias: Lima, centroavante com experiência em grandes clubes, é o artilheiro do Gauchão. No primeiro turno marcou sete gols, e será vigiado de perto pelos zagueiros gremistas.

Renato Gaúcho, técnico do Grêmio: "Final é sempre difícil. Nosso grupo está preparado, vamos jogar com a nossa torcida, em um gramado maravilhoso. Mas isso não quer dizer que vamos vencer. É uma final. Só digo que estamos preparados."

Lisca, técnico do Caxias: "Não podemos só ficar na defesa. O Grêmio dentro do Olímpico vai para cima, toma atitude. Eu não quero perder de pouco, quero brigar e fazer um jogo equilibrado."

* Grêmio e Caxias já se enfrentaram 116 vezes pelo Campeonato Gaúcho. O Grêmio venceu 67, contra 20 do Caxias, e 29 empates.

* Neste confronto, o Grêmio já marcou 198 gols. O Caxias tem 91.

*O primeiro jogo foi disputado em 19 de julho de 1961. O Grêmio venceu por 6 a 2, no Olímpico.

Em 05 de fevereiro deste ano o Grêmio fez 2 a 0 no Caxias, pela fase classificatória da Taça Piratini.

A partida foi disputada sob forte calor em Porto Alegre, no Estádio Olímpico.
Douglas e Vilson marcaram os gols do Grêmio. Edson Borges descontou no final para o Caxias.
À época, o resultado garantiu aos tricolores a classificação antecipada à fase eliminatória do primeiro turno do Campeonato Gaúcho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário