quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TITULOS BRASILEIROS PODERÃO SEREM UNIFICADOS !

10.11.2010
fonte: twitter.correio do povo

CBF vê pedido de unificação dos títulos brasileiros como "factível"


Clubes que venceram a Taça Brasil e o Roberto Gomes Pedrosa entregaram dossiê à entidade

A CBF recebeu nesta quarta-feira um pedido formal para unificar todos os títulos nacionais, o que faria com que as competições disputadas entre 1959 e 1970 - Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa (Taça de Prata) - fossem reconhecidas como edições do Campeonato Brasileiro, que começou a ser realizado oficialmente em 1971. A requisição foi feita pelos seis clubes que conquistaram títulos nesse período: Santos, Palmeiras, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense e Bahia.

Após receber os representantes de Santos, Botafogo e Cruzeiro, que levaram o dossiê assinado pelos seis clubes na sede da CBF, nesta quarta-feira, no Rio, o presidente da entidade, Ricardo Teixeira, admitiu a possibilidade de haver a unificação dos títulos. "É uma postulação antiga. Vamos mandar fazer uma análise para ver da possibilidade e da legalidade dessa iniciativa, que, em princípio, é factível", afirmou o dirigente. "Não deve demorar muito, mas tem que ser feito um estudo."

A Taça Brasil foi disputada entre 1959 e 1968, enquanto o Roberto Gomes Pedrosa, que também foi chamado de Taça de Prata nas últimas três edições, aconteceu entre 1967 e 1970. Ambos foram precursores do Campeonato Brasileiro, que começou em 1971, e eram as competições nacionais do futebol brasileiro na época, classificando o campeão para a Libertadores. Ao todo, o Santos conquistou seis títulos no período e o Palmeiras ganhou quatro - Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia venceram uma vez cada um.

"Trouxemos um requerimento formal, assinado pelos seis clubes envolvidos, em que se pede, com documentos históricos passíveis de serem examinados, que se reconheça a época de glória em que três jogadores, simbolicamente de cada um dos três clubes que estão hoje aqui, representaram o que podia haver de melhor no futebol brasileiro, com Garrincha no Botafogo, Tostão no Cruzeiro e Pelé no Santos", afirmou o presidente santista, Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, após a reunião na CBF.

"Pela primeira vez, os clubes formalizam um solicitação que corre pelas arquibancadas e pela imprensa há tantos anos", defendeu o presidente do Santos. "Essa reivindicação visa recuperar os títulos de 1959 até 1970, anos áureos do futebol brasileiro", explicou o vice-presidente do Botafogo, Antonio Carlos Mantuano, que também esteve presente no encontro desta quarta-feira com Ricardo Teixeira, assim como o diretor executivo do Cruzeiro, Dimas Fonseca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário